Contacto: jorgecarvalho@mail.telepac.pt

MARCOS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL
DESTAQUE


Mosteiro de Santa Maria da Vitória. Batalha. Leiria.



Painéis de São Vicente de Fora.



Torre de Belém. Lisboa.



Estátua equestre de El-Rei D. João IV. Em frente ao Paço Ducal. Vila Viçosa



A Organização DOS rapazes, PARA os rapazes e PELOS rapazes foi extinta em 1966, quando a reforma do ministro Galvão Telles lhe retirou os rapazes (filiados), entregou os «centros» às escolas, e a transformou, assim, numa espécie de direcção-geral de actividades circum-escolares.

Voltou às origens com a reforma Veiga Simão, pelo Decreto-Lei n.º 486/71 de 8 de Novembro.

Mas os novos "associados" estavam tão preocupados com a sua modernização, que acabaram por a descaracterizar completamente.

Foi definitivamente extinta a 25 de Abril de 1974.


sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Mocidade Portuguesa. Reforma das Actividades Gerais.
Projecto «Mocidade Para Um Milhão».
Estudo do Programa de Recrutamento e Retenção
nas Fileiras (A).
13 - Contributo dos «Comandantes-de-Centro» e de seus Adjuntos.


 PÁGINA EM CONSTRUÇÃO - TEXTO NÃO DEFINITIVO


Índice do Projecto:


Índice do Programa de Recrutamento e de Retenção nas Fileiras:


Estudo do Programa de Recrutamento e Retenção nas Fileiras (A).
13 - Contributo dos «Comandantes-de-Centro» e de seus Adjuntos.
13.00 - Generalidades:

1. Antes de avançarem para o trabalho de campo, eram produzidos em grande quantidade, desdobráveis num formato próximo do actual A4, com três dobras, vocacionados por escalões, formações e especialidades. A ideia era distribuir um, dois ou três por cada presença, consoante os interesses manifestados. Os cartazes de dois ou três formatos também seriam produzidos em grande quantidade.

2. Em menor quantidade, seriam produzidas brochuras com um máximo de 50 páginas, profusamente ilustrada, mas para uma distribuição mais selectiva, embora também cobrindo os vários escalões, actividades e especialidades.

3. Cada «Divisão» procurava ter uma equipa de arte, para a produção deste e outro material, no entanto ele também podia ser produzido e distribuído a nível nacional.

4. O reconhecimento da importância destas acções, resultava da convicção de que os «centros» embora bem posicionados no terreno, estavam, no entanto, demasiado ocupados com a instrução semanal, durante o período «outono-inverno», para se poderem dedicar a um trabalho sistemático de divulgação e captação.

5. Com o recurso à colaboração de outras «chefias-de-serviços»/«comando-de-serviços» deveria ser produzido diverso material apelativo, em fita-magnética, fotografia e curtas metragens cinematográficas (15 minutos)

x

x

(continuação)