Contacto: jorgecarvalho@mail.telepac.pt

MARCOS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL
DESTAQUE


Mosteiro de Santa Maria da Vitória. Batalha. Leiria.



Painéis de São Vicente de Fora.



Torre de Belém. Lisboa.



Estátua equestre de El-Rei D. João IV. Em frente ao Paço Ducal. Vila Viçosa



A Organização DOS rapazes, PARA os rapazes e PELOS rapazes foi extinta em 1966, quando a reforma do ministro Galvão Telles lhe retirou os rapazes (filiados), entregou os «centros» às escolas, e a transformou, assim, numa espécie de direcção-geral de actividades circum-escolares.

Voltou às origens com a reforma Veiga Simão, pelo Decreto-Lei n.º 486/71 de 8 de Novembro.

Mas os novos "associados" estavam tão preocupados com a sua modernização, que acabaram por a descaracterizar completamente.

Foi definitivamente extinta a 25 de Abril de 1974.


sexta-feira, 8 de julho de 2011

Apresentação.

Versão: 1.0 – Data: 08-07-2011


I – NOTAS EXPLICATIVAS:

Prezados amigos.

1 – Quando iniciei a construção do «Tronco-em-Flor» já sabia que iria ter de me confrontar com algumas adversidades. A indiferença de uns, a oposição militante de outros e a falta de coragem de bastantes mais.

2 – Mas o «Tronco-em-Flor» pretende ser um projecto sério e de qualidade, e vai sê-lo, sejam quais forem as tormentas.

3 – No cabeçalho do blogue pode ler-se:

«O presente espaço destina-se a relatar, sem quaisquer propósitos políticos ou ideológicos - apenas com rigor histórico -, vários aspectos referentes à antiga organização de juventude: Mocidade Portuguesa (1936-1974), também conhecida por M.P., e está aberto à colaboração de todos os que o desejarem fazer.»

4 – Felizmente essas colaborações já começaram a aparecer. Outras estão em preparação. E, em breve, bastante maior será o seu número. Não tenho quaisquer dúvidas.

10 de Junho de 1966
Festival da Juventude - Estádio Nacional
Comandante da Ala de Lisboa
Mensagem de saudação a Sua Excelência o Chefe de Estado

5 – As colocações, neste momento, já totalizam o número de 26, incluindo a «Apresentação», todas com diferentes níveis de desenvolvimento. Os textos não devem ser considerados nunca como definitivos – é uma opção editorial –, portanto há que ler e voltar.

6 – Em pouco menos de dois meses (desde que foi instalado o contador) ultrapassámos os mil visitantes. Um número significativo. E são eles, o maior incentivo para o nosso trabalho. Só espero, é que uma boa parte tenha sido da Mocidade, e que espiritualmente ainda o continuem a ser.

7 – A matéria a publicar é vasta, e o trabalho de pesquisa decorre paralelamente. Por feliz coincidência, a Internet está repleta de depoimentos, fotografias e outros recursos, para além, claro, da existência de numerosas colecções documentais e iconográficas particulares, e dos fundos arquivísticos do Estado.

8 – O cronograma do projecto prevê um esforço principal durante os próximos dois a três anos, mas num total de cinco. Trata-se por isso de uma abordagem bastante diferente daquilo a que estamos habituados, relativamente a outros projectos congéneres.

9 – A Organização Nacional da Mocidade Portuguesa percorre uma existência de quase quarenta anos, entre 1936 e 1974, com décadas perfeitamente demarcadas umas das outras, não tanto pelo tempo, mas por factores característicos. E, mesmo dentro de cada uma delas, outros períodos se podem destacar, consoante as prioridades que cada um dos Comissários Nacionais reservou para o seu mandato.

Acampamento Nacional de 1966
Quinta das Conchas, Lisboa
Comandante de Sector, Porta Guião do Acampamento e Animador da «Chama-da-Mocidade»

10 – É ainda geralmente conhecido e aceite que a Mocidade representou um padrão organizativo completamente diferente dos restantes organismos do Estado, por exemplo, ao abranger centenas de milhar de crianças, adolescente e jovens adultos, aproximando-se quase do milhão, sem ter um único quadro de dirigentes profissionais.

11 – Aliás, nem de outra forma podia ser, pois, caso contrário, os encargos para o orçamento do Estado, ultrapassariam largamente os da Educação, ou até o das próprias Forças Armas, o que, de todo, estava fora de questão.

12 – Viveu, assim, a Mocidade, do grande entusiasmo que despertou com o seu aparecimento, quer nos rapazes, quer nos adultos – civis e militares –, e que se manteve num crescendo até sensivelmente 1945 ou pouco mais. Assistindo-se, a partir daí, a um lento mas persistente declínio, apesar do esforço e dedicação de dirigentes e graduados e do continuado apoio das Forças Armadas.

13 – Será que tinha fatalmente de assim acontecer? Bem. Se tivermos em conta aspectos exteriores à Organização, talvez sim. Mas, internamente, o caminho a percorrer poderia ter sido outro.

14 – No princípio dos anos quarenta, estavam criados os instrumentos capazes de prolongarem a sua pujança por muito mais anos, e poupar os rapazes àquelas excessivas sessões de “marcar-passo”, ou o quase-nada como alternativa.

1.º de Dezembro de 1966 - Dia da Mocidade
Desfile na Avenida da Liberdade
Ponto de Continência

15 – O projecto educativo, então delineado, baseava-se no valor pedagógico «da educação do rapaz pelo rapaz», no contexto de uma Organização, que seria mais «dos» rapazes e «pelos» rapazes, do que propriamente, «para» os rapazes.   

16 – Claro que isto implicava uma mudança de compreensão e de atitude, por parte de alguns dirigentes, dispondo-se a ceder a “ribalta” aos rapazes, e procurando desenvolver uma acção profícua como: formadores, pela sua qualificação; conselheiros, pela sua experiência; e ainda, dinamizadores, de todas iniciativas e, inevitavelmente, moderadores de alguns excessos. Mas considerando, sempre, que o lugar mais honroso para si reservado, situava-se nos “bastidores” dos eventos, mesmos os maiores, tais como, os grandes acampamentos nacionais.

17 – A natureza um pouco militarista da instituição, justificada pela importante necessidade de promover o robustecimento físico e moral dos jovens, e o seu apreço pelas virtudes castrenses, não favorecia, à partida, a tal mudança de mentalidade, mas acredito que a maior parte dos dirigentes estavam preparados para esse desafio.

18 – Mais ainda: outros propósitos educativos anunciados, tais como, o de criar hábitos de trabalho produtivo e de disciplina, só seriam possíveis evitando os improvisos, e estimulando a reflexão crítica nos rapazes (não confundir com maledicência), ou seja, ajudando-os a reconhecer o que se fez bem, e aquilo que aconteceu de forma diferente. E neste caso, porquê?

1.º de Dezembro de 1966 - Dia da Mocidade
Praça dos Restauradores
Os ainda comandantes-de-bandeira, aguardam a imposição das novas insígnias

19 – A avaliação sistemática das actividades realizadas, e o planeamento metódico e atempado das seguintes, com a participação activa dos rapazes, seria o melhor contributo para preparar os homens do futuro, aqueles que poderiam ajudar a criar uma sociedade organizada e produtiva, único caminho para conseguir a riqueza necessária ao bem-estar colectivo.

20 – Claro que “os velhos do Restelo”, poderiam contra-argumentar, que a maior parte dessas funções era, por imperativo legal, o trabalho dos dirigentes e só deles. Não! Estariam errados. Isso deveria ser trabalho de todos. As leis, se necessário, fazem-se e alteram-se, desde que as vantagens superem o resto.

21 – A defesa desta tese, que se me afigura aliciante e indispensável, não tem de ser considerada incompatível com o «rigor histórico» prometido, basta que se esclareça, em cada momento, aonde nos situamos.  

Posta esta questão prévia, continuemos.

22 – Mais acima, falei das diferentes épocas e estilos por que passou a Mocidade. Sim, mas em todos os períodos podemos encontrar interessantes actividades realizadas.

23 – Acampamentos regionais, provinciais e nacionais (mesmo com a participação de estudantes ultramarinos); marchas de camaradagem e viagens de intercâmbio, talvez não tantas como gostaríamos, e acampamentos de instrução, o grande complemento da actividade preparatória nos Centros, mas, infelizmente, em número muito reduzido e pouco abrangentes.

Novos comandantes-de-falange da Mocidade Portuguesa

24 – Acções de camaradagem (solidariedade social) por via das cantinas escolares, bolsas de estudo, alojamentos para estudantes, e colónias de férias.

25 – E uma intensa actividade gimno-desportiva, mesmo em modalidades que pela sua natureza dispendiosa, a maior dos rapazes a elas não teriam acesso, não fora existir a Mocidade. Refiro-me ao Hipismo, à Vela, à pilotagem aeronáutica, ao pára-quedismo desportivo, à marinharia e aos cruzeiros marítimos, etc.

26 – Quantos talentos se revelaram através da Mocidade? Foram muitos e em quase todos os domínios das artes e das letras. Mas deles, como de outros, teremos oportunidade de falar desenvolvidamente noutras colocações.

1.º de Dezembro de 1966 - Dia da Mocidade
Praça D. João da Câmara
Batalhão de Milícia da M.P. integrado no Desfile

E para finalizar:

27 – Gostaria ainda de salientar, que continuamos também, infelizmente, a assistir à acção corrosiva de uma certa franja residual do poder dominante. Que teima em tentar diminuir a importância que, no seu tempo, a Mocidade Portuguesa teve, e pelas boas coisas que fez. O que, de resto, só não reconhece quem não quer.


II – COORDENADOR DO PROJECTO:


Jorge Manual Garcia Araújo de Carvalho
Natural: Queluz, Sintra, Lisboa
Data de Nascimento: 10-03-1947


III - PÁGINAS DO FACEBOOK CORRELACIONADAS:


Links para Páginas de Filiados:

Mocidade Portuguesa dos Lusitos e dos Infantes:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-dos-Lusitos-e-dos-Infantes/186219311444232

Mocidade Portuguesa dos Vanguardistas e dos Cadetes:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-dos-Vanguardistas-e-dos-Cadetes/254700621214545



Links para as Páginas de Graduados e Dirigentes:

Mocidade Portuguesa dos Chefes de Quina e dos Arvorados:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-dos-Chefes-de-Quina-e-dos-Arvorados/180190302031189

Mocidade Portuguesa dos Comandantes de Castelo e de Grupo de Castelos:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-dos-Comandantes-de-Castelo-e-de-Grupo-de-Castelos/172178909514020

Mocidade Portuguesa dos Comandantes de Bandeira e de Falange:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-dos-Comandantes-de-Bandeira-e-de-Falange/185680318158730

Mocidade Portuguesa dos Dirigentes:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-dos-Dirigentes/244271985590868



Links para as Páginas dos Centros Universitários:

Mocidade Portuguesa do Centro Universitário do Porto:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-do-Centro-Universit%C3%A1rio-do-Porto/361055423919839?sk=wall

Mocidade Portuguesa do Centro Universitário de Coimbra:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-do-Centro-Universit%C3%A1rio-de-Coimbra/267315416673858?sk=wall

Mocidade Portuguesa do Centro Universitário de Lisboa:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-do-Centro-Universit%C3%A1rio-de-Lisboa/227509667338742?sk=wall


Links para as Páginas dos Centros de Formação Geral:

Mocidade Portuguesa dos Centros Escolares Primários:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-dos-Centros-Escolares-Prim%C3%A1rios/280525095346322 

Mocidade Portuguesa dos Centros Escolares:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-dos-Centros-Escolares/348154635216694 

Mocidade Portuguesa dos Centros Extra-Escolares:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-dos-Centros-Extra-Escolares/165847516862575  




Links para as Páginas dos Centros Especiais:

Mocidade Portuguesa do Atletismo:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-do-Atletismo/207328579318532

Mocidade Portuguesa do Campismo:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-do-Campismo/234116826609058

Mocidade Portuguesa da Esgrima:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-da-Esgrima/172131886185477

Mocidade Portuguesa da Ginástica
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-da-Ginástica/228919423818876

Mocidade Portuguesa de Hipismo (iniciativa e propriedade de Francisco Carlos de Azeredo do Centro Especial de Hipismo do Porto, a quem agradecemos.)
http://www.facebook.com/group.php?gid=77663096835

Mocidade Portuguesa da Marinharia:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-da-Marinharia/237518869616015

Mocidade Portuguesa da Milícia:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-da-Milícia/130227203735845

Mocidade Portuguesa da Natação:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-da-Natação/239220212775013

Mocidade Portuguesa do Remo:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-do-Remo/167738803295839

Mocidade Portuguesa da Vela:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-da-Vela/120668418026026



 
Links para as Páginas das Divisões Distritais e Provinciais:

Mocidade Portuguesa do Algarve:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-do-Algarve/224948657542998

Mocidade Portuguesa de Angola:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-de-Angola/168031733267435

Mocidade de Angra do Heroísmo:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-de-Angra-do-Heroísmo/110242035739942

Mocidade Portuguesa de Aveiro:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-de-Aveiro/176654019068513

Mocidade Portuguesa de Beja:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-de-Beja/240251449328378

Mocidade Portuguesa de Braga:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-de-Braga/131261906962226

Mocidade Portuguesa de Bragança:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-de-Bragança/133971930024015

Mocidade Portuguesa de Cabo Verde:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-de-Cabo-Verde/125013400924724

Mocidade Portuguesa de Castelo Branco:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-de-Castelo-Branco/184685401594541

Mocidade Portuguesa de Coimbra:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-de-Coimbra/122582147834835

Mocidade Portuguesa do Estado da Índia:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-do-Estado-da-Índia/185221124874670

Mocidade Portuguesa de Évora:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-de-Évora/250770311601536

Mocidade Portuguesa da Guarda:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-da-Guarda/240718159283886

Mocidade Portuguesa da Guiné:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-da-Guiné/153787371362021

Mocidade Portuguesa da Horta:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-da-Horta/255873244424477

Mocidade Portuguesa de Leiria:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-Leiria/240502402646949

Mocidade Portuguesa de Lisboa:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-de-Lisboa/195907537132671

Mocidade Portuguesa de Macau:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-de-Macau/227002117342755

Mocidade Portuguesa da Madeira (Funchal):
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-da-Madeira/175602962505937

Mocidade Portuguesa de Moçambique:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-de-Moçambique/220987914603270

Mocidade Portuguesa de Ponta Delgada:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-de-Ponta-Delgada/192059834188536

Mocidade Portuguesa de Portalegre:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-de-Portalegre/199303110126435

Mocidade Portuguesa do Porto:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-do-Porto/261668220516670

Mocidade Portuguesa de Setúbal:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-de-Setúbal/134263636660345

Mocidade Portuguesa de São Tomé e Príncipe:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-de-São-Tomé-e-Principe/171363086267194

Mocidade Portuguesa de Timor:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-de-Timor/263448633670002

Mocidade Portuguesa de Viana do Castelo:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-de-Viana-do-Castelo/172338389503144

Mocidade Portuguesa de Vila Real:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-de-Vila-Real/195868133804719

Mocidade Portuguesa de Viseu:
http://www.facebook.com/pages/Mocidade-Portuguesa-de-Viseu/236350153064609