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MARCOS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL
DESTAQUE


Mosteiro de Santa Maria da Vitória. Batalha. Leiria.



Painéis de São Vicente de Fora.



Torre de Belém. Lisboa.



Estátua equestre de El-Rei D. João IV. Em frente ao Paço Ducal. Vila Viçosa



A Organização DOS rapazes, PARA os rapazes e PELOS rapazes foi extinta em 1966, quando a reforma do ministro Galvão Telles lhe retirou os rapazes (filiados), entregou os «centros» às escolas, e a transformou, assim, numa espécie de direcção-geral de actividades circum-escolares.

Voltou às origens com a reforma Veiga Simão, pelo Decreto-Lei n.º 486/71 de 8 de Novembro.

Mas os novos "associados" estavam tão preocupados com a sua modernização, que acabaram por a descaracterizar completamente.

Foi definitivamente extinta a 25 de Abril de 1974.


domingo, 3 de novembro de 2013

Mocidade Portuguesa. Reforma das Actividades Gerais.
Projecto «Mocidade Para Um Milhão».
Estudo do Programa de Formação de Quadros.
09. - Aperfeiçoamento de «comandantes-de-serviços».
09.0 - Generalidades.


PÁGINA EM CONSTRUÇÃO

Índice do Projecto:


09. - Aperfeiçoamento de «comandantes-de-serviços»
09.0 - Generalidades


1 - Com o incremento dos vários programas referentes à «reforma-das-actividades-gerais» a chefia de serviços, até então, assumindo o todo «actividades-gerais» tenderia a desdobrar-se nas várias áreas estudadas, passando de uma para cinco, seis ou mais «chefias-de-serviços», e levando cada uma, a receber, além do dirigente «chefe-de-serviços», o seu graduado «comandante-de-serviços», mais um «comandante-adjunto-de-serviços», e a respectiva «formação-de-comando» chefiada por este.

2 - Ao «comandante-de-serviços» e o seu «adjunto» estava reservado um vasto conjunto de afazeres e responsabilidades, descritos no calendário «outono-inverno-e-primavera-verão» e no «manual-geral-de-instruções» do «serviço». Logo, teriam necessidade de passar por formações e aperfeiçoamentos específicos, tal como já referimos para os «comandantes-de-zona».

3 - Os cursos de «comandantes-de-falange» e de «comandantes-de-bandeira» já abordariam algumas matérias sobre estes assuntos. Mas não eram específicos. Tinham um carácter mais abrangente e por isso generalista.

4 - Dai a importância de se desenhar um curso com as características adequadas. A funcionar igualmente em «escola-de-graduados» ou «acampamento-escola». Podendo até contemplar a especificidade de cada «serviço» ou a de todos «serviços» ao mesmo tempo, como se verá mais adiante.

5 - O modelo destas oportunidades de formação e aperfeiçoamento, também se poderia entender como um modelo-padrão, incluindo: a) recepção de diversa correspondência formativa com formulários a devolver; b) reuniões semanais ou quinzenais, durante o Outono, Inverno e primavera, consoante a existência ou não de outros compromissos já assumidos. A partir da Primavera com o «acampamento-da-Páscoa», mais um ou dois acampamentos de fim-de-semana e, depois, a frequência de um acampamento-padrão no Verão, estes de características essencialmente práticas.

6 - Por serem oportunidades, que, para além de serem de formação, também eram de aperfeiçoamento, elas aconteciam todos os anos em que o graduado exercesse as funções de «comandante-de-serviços». Mas, por se tratar de um modelo-padrão, acabava por se aplicar a todos os graduados-em-comando, fosse qual fosse, o mesmo acontecendo com as formações-de-comando e com as formações-de-reserva.

(continuação)